Professores
David Sousa
Nasci a 24 de Junho de 1970, casado com Beatriz de Sousa, pai de dois filhos lindos, Adriana de Sousa e José de Sousa. A família é o pilar de toda a estrutura da minha vida. Sou um apaixonado pela vida, a procura e a pesquisa constante de novos caminhos têm feito parte do meu crescimento pessoal e profissional desde sempre.
Considero-me uma pessoa positiva e sonhadora, com objetivos e ambições para as quais luto todos os dias para conquistar. Aprender é um dos meus vícios. Adoro um bom vinho, um livro interessante. Estar com amigos fascina-me.
Ao longo de vários anos, tenho vindo a participar em várias instituições de cariz social, cultural , artístico e humanitário. Atualmente Sou Presidente na APIE – Associação Portuguesa de Inteligência Emocional, Vice – Presidente e Diretor Artístico e Cultural na Associação Academia de Artes, Cultura, Formação O BATUQUE.
Professor de Música. Especialista em Inteligência Emocional e Saúde Mental. Facilitador do Programa MQ – Aprender a Ser Feliz©️ da Dra. Manuela Queirós. Especialista em Arte Terapia e Waking Dream Therapy. Educador Comunitário e Animador Sociocultural. Consultor de Saúde e Bem-Estar. Coaching Nutricional. Empreendedor Forever Business Owner.
Ricardo Neiva
Nascido em 1996, natural de Marinhais, cantor, músico.
Licenciado em Música na Comunidade, pela Escola Superior de Educação de Lisboa e Escola Superior de Música de Lisboa.
Frequenta o Curso Profissional de Atores de Teatro Musical, na EDSAE em Lisboa.
Vocalista, letrista e compositor no projeto de originais “FIVE”.
Concorrente do programa “The Voice Portugal” da RTP em 2017. Semi-Finalista do programa “All Together Now” da TVI em 2021.
Dinamizador de atividades musicais para público idoso e atividades intergeracionais na A7M Associação Festival de Música de Setúbal, no ano de 2020.
Apaixonado pelo universo das dobragens, frequentou o workshop “Canto Para Dobragens” da ZOV – Agência de Voz, liderado por Pedro Bargado, tendo dobrado uma canção para a série do Disney Channel “Hotel Transylvânia”.
Já fez trabalhos enquanto ator na Associação “Teatro do Biombo”.
Samuel Palhas
Nascido em 1998, em Santarém, Marinhais é a sua “terra mãe” desde pequeno.
Deu os primeiros passos no mundo da música em 2011, com 13 anos, onde começou a aprender guitarra acústica nos estúdios “Etc e Tal”, em Benavente. Desde aí que a sua paixão pela música foi crescendo cada vez mais.
Entretanto, começou a experimentar tocar bateria e foi descobrindo que era este instrumento que realmente queria.
Em 2013, iniciou as aulas de bateria na Academia de Artes “O Batuque”, e completou o 8º grau de Rockschool em 2017. Nesse mesmo ano, tendo já concluído o 12º ano, decidiu que queria estudar música e tornar-se profissional nesta área.
Inscreveu-se no Curso Geral de Jazz, na JBJazz Clube, em Lisboa, acabando o mesmo em 2021.
Em simultâneo com o curso, começou também a estar mais presente n’O Batuque como assistente de professor, até se tornar mesmo professor de bateria desta associação, desde 2018.
Atualmente, é também Coordenador de Eventos da Academia de Artes “O Batuque”.
Joana Feijão
Joana Isabel Monteiro Feijão, natural de Glória do Ribatejo. Nasci a 19 de maio de 1996 e iniciei no mundo da música em 2008 e, desde daí não parei.
A paixão pela música começou quando fui para a escola de música no Cartaxo para aprender acordeão. Nesse mesmo ano, entrei na Orquestra de Acordeões do Cartaxo.
Com o gosto pela música a ser cada vez maior a dúvida de fazer uma licenciatura em engenharia era cada vez maior e acabei mesmo por tirar a licenciatura em Ciências Musicais, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa.
Acabei o curso em 2017 e desde esse ano que comecei a trabalhar na Associação Academia de Artes, Cultura e Formação “O Batuque”. Para além do trabalho no Batuque também dou aulas noutros estabelecimentos e dou aulas de música (Atividade de Enriquecimento Curricular de Música) ao 1º ciclo.
Rafael Morgado
Rafael Morgado, baixista e contrabaixista.
Frequentou o curso do Hot Clube de Portugal e licenciou-se recentemente em Música (Jazz) pela Escola Superior de Música de Lisboa.
Integra projectos musicais de estilos diversos – The πlinha, 90’s, Leide e os Lobos Maus, entre outros, tendo também tocado com músicos e em grupos como Cat Green & Strange Fellas, House Shakers, Kumpania Algazarra, Los Camaias, Michel William, Sara Lawrence e Xerife.
Verónica Rodrigues
Nascida no Porto em 1983, Verónica Rodrigues desenvolve, desde 2010, projetos educativos em contexto escolar, nas áreas da música e movimento, música na primeira infância, percussão alternativa e danças tradicionais infantis.
É pós-graduada em Música na Infância na vertente Intervenção e Investigação pela Universidade Nova de Lisboa e realizou diversas formações de carácter artístico e pedagógico com profissionais de renome, nacionais e estrangeiros.
Tem um especial interesse pelo estudo da aprendizagem, pela musicoterapia, psicologia da música e do movimento e por uma vida num ritmo mais lento e com maior conexão com a natureza.
Atualmente reside na lezíria, onde colabora com diversas instituições, no sentido de fazer chegar às comunidades locais propostas educativas e artísticas inovadoras.
Verónica Amaral
Educadora Crescer a Ser
Facilitadora em Desenvolvimento Consciente e Mindfulness
Instrutora de meditação e relaxamento para crianças e jovens
Pós-graduação em Arte Terapia e Waking Dream Therapy
Técnica Superior de Educação Social
Pós-graduação em Educação Social, especialização em Intervenção Sócio-
Educativa e Gerontologia
E outras formações como: Intervenções e práticas de mindfulness na
Parentalidade; Parentalidade Positiva
Marta Ferreira
Nascida em 1978, natural de Lisboa, agrónoma de formação e micologista de profissão, desde cedo que a expressão plástica foi uma constante na sua vida.
Entre 1996 e 1998, teve oportunidade de frequentar formações, na área das artes plásticas, que se tornaram num passatempo e texturaram a criatividade. Autodidata na área da aguarela, percebeu que seria difícil evoluir sozinha.
Fruto das circunstâncias da vida só a partir de 2017, inicia várias aulas com diversos artistas de renome, quer nacionais quer internacionais, aderindo também a múltiplos workshops com vista ao aperfeiçoamento da técnica. Neste processo, nasceu o gosto pelo Sketch e a ilustração, pelo que se tornou um hábito usar o desenho aguarelado como estudo ou pura diversão.
Tem ultimamente participado em várias exposições coletivas e concursos em Plein Air, tendo recentemente ganho o 3º lugar no concurso de Desenho e Pintura ao ar livre “Pintar Salvaterra” em 2020.
Laura Macedo
Laura Macedo. 37 anos. Vocalista e letrista desde 2008. Licenciada em jornalismo e pós-graduada em televisão, deixou esta área para se dedicar à música a tempo inteiro, área onde tem feito algumas formações: curso de voz pela Musicentro; workshop de Técnica Vocal pelo Cenjor; curso de Escrita para Canções e de Escrita Criativa pela Escrever Escrever. Frequentou, durante um ano, aulas particulares com a cantora internacional, Mariangela DeMurtas.
Professora de Técnica Vocal na Academia de Artes O Batuque. Em 2013 dedicou-se à música a 100%, integrando vários projetos de covers e de originais. São frequentes as parcerias com o Luciole International Theatre, companhia de teatro sediada em Austin, nos Estados Unidos, onde já deu voz a vários temas para exposições e peças de teatro como, por exemplo, “The Real Mother of Marilyn Monroe”. Em 2019, o tema “Ressaca Amarga”, dos Xerife, integrou a banda sonora do filme “Tales from the Rabbit Hole”, com estreia em Nova Iorque e que valeu uma atuação nos Prémios Sophia’21 da Academia Portuguesa de Cinema.
2021 foi o ano de mais uma parceria para cinema, com um tema inédito composto em menos de 48h para o evento internacional: 48Hours Film Project.
Desde 2018 que produz ativamente conteúdos musicais para o YouTube no canal: www.YouTube.com/rocktonight
Sofia Pereira
Com 20 anos, a Professora Sofia Pereira encontra-se a tirar a Licenciatura de Dança em Lisboa pela Escola Superior de Dança. Já conta com algumas experiências entre vários estilos dentro da dança onde passou pelo Conservatório de Leiria e pela Jazzy Dance Studios.
Para além do Batuque leciona aulas noutros locais e tem a curiosidade e o gosto enorme de trabalhar com alunos sempre diferentes, o desafio de encontrar algo de novo com que trabalhar é o que a faz apaixonar-se cada vez mais pela área!
Recentemente ganhou o 2° Lugar no Concurso All Dance Portugal com um solo de Dança Contemporânea na categoria de adultos e já participou num vídeo de um Epílogo de um Livro de Daniel Belas para a Chiado Books.
Para além da aposta de trabalhar e lecionar aulas, adora investir em projetos novos e desafios novos! Encontra-se atualmente a lecionar aulas de Dança Contemporânea aqui no Batuque, com uma ambição grande de apostar na formação de pequenos e futuros bailarinos!
Daniel Chen
Licenciado em informática mas apaixonado por música. Bateria foi o meu primeiro instrumento e sobre o qual tive escola, mas actualmente a guitarra é o meu instrumento principal. Sou compositor, guitarrista e teclista nos Elan Mess.
Nuno Costa
Free lancer” desde 1998, conjuga a formação profissional e de nível superior em tecnologias com a longa, permanente e diversificada formação musical.
Multi-instrumentista com formação clássica em Piano, familiarizado com outros instrumentos de tecla (sintetizadores, orgão e acordeão) e cordofones (guitarra clássica, guitarra portuguesa, bandolim, viola baixo, contrabaixo, cavaquinho e viola braguesa).
Participação em diversos projectos musicais, como músico e vocalista, gravação a solo de dois projectos musicais, participação em espectaculos ao vivo e televisivos, a solo ou como elemento integrante de outros projectos.
Luiza Oh
Maria Luiza da Silva Madeira Duarte, ou mais comummente Luiza Madeira nasci em Alcanhões, no Ribatejo em 1953.
Fiz o liceu em Santarém e parti para Lisboa para trabalhar.
Na década de 70 tirei o Diploma em EstudosTeológicos no IBP, Fanhões e um Bacharetato em Bíblia e Teologia no Continental Bible College, Sint-Peters-Leeuw, Bélgica.
Lecionei de 1979 a 1984 no IBP, Fanhões, tendo de 1984 a 1986 completado um Mestrado em Psychology and Christian Counseling no Ashland Seminary em Ashland,OH, EUA.
A partir de 1986 e durante 21 anos trabalhei, a par com o marido, na liderança de uma comunidade cristã, como líderes espirituais, em Odivelas tendo organizado retiros, conferências, acampamentos e formações para crianças, jovens e adultos. De 1986 a 1988 fiz a locução dos primeiros episódios do programa Caminhos na RTP 2. De 2004 a 2008, fui Directora de uma IPSS que criei – um berçário e jardim infantil.
Voltei ao Ribatejo em 2008, mais precisamente para Marinhais.
Desde então colaborei, como professora, na Universidade Sénior, na drecção da AMar e mais recentemente em O Batuque.
Foi em Marinhais que dei expressão à Luiza do Oh, que vivia às escondidas, aquela mulher-menina que se encanta, espanta com o que a rodeia e que gosta de criar.
Em 2013 editei um livro “Botões e Linhas” e tenho colaborado em colectâneas e tertúlias poéticas.
Desde 2015 que faço assessoria administrativa numa rádio do concelho de Vila Franca de Xira e dou explicações. A partir de 2014 e durante 2 anos fiz um programa de 2h, a cada manhã de segunda à sexta, na Rádio Lezíria.
Há mais de 40 anos que faço traduções de inglês escritas, mas principalmente de conferências internacionais em Portugal e no estrangeiro
Domingos Lobo
Em 1982 recebeu o Prémio de Melhor Encenador do Festival de Teatro de Lisboa. Em Abril de 2018 foi-lhe atribuída, pela Câmara Municipal de Benavente, a Medalha de Mérito Cultural (grau Prata), por “ter engrandecido e valorizado a ação cultural no Município de Benavente”. Tem, na vila de Salvaterra de Magos, uma rua com o seu nome.
Tem crítica literária publicada nas revistas e jornais: “Vértice”, “Seara Nova”, “Escritor”,”Jornal do Brasil”, “EntreLetras”, “Foro das Letras”, “Revista Alentejo” e “As Artes Entre as Letras”, Revista “Nova Síntese” e “Esteiro”.
Dirigiu os Grupos de Teatro: – Gato – Grupo de Acção Teatral de Oeiras (1971 a 1982), ao qual foi atribuída, pelo Município de Oeiras, a Medalha de Mérito Cultural; “SobreTábuas – Grupo de Teatro de Benavente” (1996/2015).